SÓCIOS
SPCP News - Setembro 2024

Caros colegas,

Neste mês gostaríamos de chamar a atenção para a publicação de novas orientações referentes à terapêutica médica da doença de Crohn publicadas pela European Crohn´s and Colitis Organisation, em junho de 2024 no Journal of Crohn´s and Colitis. Além disso, damos ênfase a um artigo de opinião, da autoria da Professora Doutora Marília Cravo, publicado na Revista Portuguesa de Cirurgia, que mostra o benefício dos programas de pré-habilitação em cirurgia de doentes oncológicos, nomeadamente com a diminuição da taxa de complicações e da mortalidade pós-operatória.

Pretendemos, também destacar a interessante Reunião Regional do Norte da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (SPCP), que decorreu em Guimarães no passado dia 28. Intitulada: “Minimizar o erro em Coloproctologia”, contou com cerca de 60 participantes, de diversas especialidades, entre as quais Gastrenterologia, Cirurgia Geral, Medicina Geral e Familiar, Anestesiologia, Medicina Física e Reabilitação e Radiologia. Esta multidisciplinariedade contribuiu para uma discussão interpares bastante rica e acesa, que incluiu diversos temas da prática clínica: a abordagem das lesões anais pré-malignas, a problemática da colonoscopia incompleta e respetivas alternativas diagnósticas, bem como o carcinoma inicial do reto, com as vertentes terapêuticas da Cirurgia Geral e Gastrenterologia. 


A modalidade de apresentação dos temas foi inovadora, com apresentação de um caso clínico que abria portas à fundamentação teórica, à qual se seguiam momentos de discussão mediados por um moderador na plateia, que fazia a súmula de cada tema, em jeito de conclusão.


A reunião contou ainda com uma conferência incontornável sobre inteligência artificial, com a qual todos vamos ser confrontados num futuro próximo. O programa foi bastante enriquecedor, como costuma ser apanágio destas reuniões, com participação ativa de todos os intervenientes, cumprindo o propósito da sociedade, de levar a Coloproctologia de norte a sul do nosso país, dando voz às várias especialidades e colegas que a ela se dedicam.

Queremos, também, aproveitar esta última Reunião Regional presidida pelo Professor Castro Poças, para agradecer todo o seu empenho e excelente trabalho por ele desenvolvido durante este mandato que termina na próxima Assembleia Geral da SPCP, com a eleição de nova Direção e Corpos Sociais, a qual irá ter lugar no âmbito do XXXIII Congresso Nacional de Coloproctologia que acontece em Peniche, nos dias 21 e 22 de novembro próximo. O Professor Castro Poças motivou, com muito entusiasmo, todos os corpos sociais e sócios da Sociedade a fazer mais e melhor cientificamente, sempre com o foco de melhoria nos cuidados de saúde para com os nossos doentes.


 
Recordamos que ainda é possível submeter trabalhos para o Congresso através da ligação Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (spcoloprocto.org).
A SPCP e o Núcleo de Inteligência Artificial da SPCP congratulam-se pelo destaque alcançado por um estudo português na área da anuscopia de alta resolução, que envolveu a criação de um modelo de inteligência artificial capaz de detetar e diferenciar lesões intraepiteliais associadas à infeção por HPV (vírus do papiloma humano), permitindo assim um diagnóstico mais precoce em populações de risco. Este estudo foi apresentado no Congresso Brasileiro de Coloproctologia da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, onde foi distinguido com o prémio de melhor trabalho científico. O estudo agora premiado representa um marco significativo para a prática clínica, proporcionando novas ferramentas para a deteção e tratamento precoce dessas lesões.


Esta investigação multicêntrica integrada no projeto científico do Núcleo de Inteligência Artificial da SPCP foi liderada pelo Professor Dr. Miguel Mascarenhas e contou com a colaboração de vários centros de referência internacionais em Coloproctologia.
Destacamos, ainda, o artigo muito recentemente publicado no Journal of Clinical Medicine intitulado “Artificial Intelligence in Coloproctology: A Review of Emerging Technologies and Clinical Applications” que teve o envolvimento do Núcleo de Inteligência Artificial da SPCP e do Professor Dr. Miguel Mascarenhas.

No dia 29 de novembro irá também decorrer o evento “AI in Digestive Healthcare”, organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) em colaboração com a DigestAID e a Medtronic, que conta com o patrocínio científico da SPCP, e cujo objetivo é explorar o impacto transformador da Inteligência Artificial na área da saúde digestiva.

 
Por fim, relembramos que o prazo de candidatura às Bolsas de Estágio e de Investigação, dirigidas a especialistas e internos de gastrenterologia e cirurgia, termina já no próximo dia 15. Os regulamentos para as candidaturas estão disponíveis em Bolsas de Estágio e de Investigação 2024 | Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (spcoloprocto.org).