SÓCIOS
SPCP News – Março 2024

SPCP NEWS – Março 2024

Caros colegas, a Newsletter de março, como habitualmente, traz-nos dois bons artigos, um caso clínico interessante e informações da atividade científica que pensamos interessar a todos os sócios.
Começamos por vos dar conta dos artigos que selecionamos este mês de Março.

Monitoring Patients with Inflammatory Bowel Disease at High Risk of Anal Cancer, publicado no American Journal of Gastroenterology  em janeiro de 2024. Apoiados em alguns estudos que apontam para um risco aumentado de cancro do canal anal em doentes com DII, resolvemos trazer-vos este artigo que resume a literatura mais recente sobre cancro do canal anal em doentes com DII, e descreve os desafios inerentes ao diagnóstico e tratamento neste contexto. Os autores propõem, também, um algoritmo para avaliação de doentes com fatores de risco para cancro anal. Estamos convictos que agradará a gastroenterologistas e cirurgiões. O link para artigo completo e um comentário alargado pode ser encontrado no nosso site https://www.spcoloprocto.org/ .

Outcomes of initially nonoperative management of diverticulitis with abscess formation in immunosuppressed patients. DIPLICAB study COLLABORATIVE group, publicado na Colorectal Disease. 2024;26:120–129. Este artigo representa uma das maiores séries publicadas com doentes com diverticulite aguda complicada com abcesso, em doentes imunocomprometidos. Este estudo foi realizado a partir de uma coorte retrospetiva em 29 centros de referência espanhóis, entre 2015-2019, tendo incluído 1395 doentes. Será, com certeza, uma mais valia para todos aqueles que participam na decisão da estratégia terapêutica nestes doentes. O link para o artigo e o comentário sobre o interesse desta publicação na prática clínica estará disponível em https://www.spcoloprocto.org/ .

O caso clínico do mês – Infeção refratária por Clostridioides difficile em doente com colite ulcerosa – A importância do microbioma intestinal – vem do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca. Os autores apresentam um caso de infeção por C. difficile em doente com colite ulcerosa. A abordagem terapêutica da infeção por C. difficile na DII pode ser complexa e envolve frequentemente vários dilemas, que incluem a escolha da antibioterapia, o timing e a necessidade de escalar/descalar terapêutica imunossupressora. A partir da 2ª recorrência devem ser considerados esquemas antibióticos mais prolongados e o transplante de microbiota fecal. Sugerimos a leitura deste caso clínico, muito interessante, que poderá ser encontrado em https://www.spcoloprocto.org/.
 
Atividade Científica
 
            No dia 25 de maio do corrente ano vai realizar-se, no Auditório do Hospital da Figueira da Foz, a Reunião Reginal do Centro com o título sugestivo de “Coloproctologia à Beira Mar”. Preenche a manhã de sábado com 2 módulos. O primeiro dedicado a patologia maligna com temas tão interessantes como “Rastreio CCR -O que há de novo?”, “Preparação intestinal prévia à colonoscopia - Opções e cuidados a ter” e “Diagnóstico de carcinoma colorectal nos cuidados de saúde primários - O que fazer?”. O Módulo II é dedicado á patologia benigna e vai trazer atualização de patologias como a fissura anal, doença hemorroidária e Doença diverticular cólica. As inscrições e o programa detalhado podem encontrados em https://www.spcoloprocto.org/ .  Pensamos que vai valer a pena assistir.
 
 
            Aqui ao lado, de 15 a 17 de maio de 2024, em Sevilha, no Barceló Convention Center, vai decorrer o XXVII Congresso da Associação Espanhola de Coloproctologia. Um programa variado e muito interessante. Em particular para cirurgiões, a não perder.
 
            5.º Curso Teórico-Prático de Ecografia e Ecoendoscopia Anorretal, da responsabilidade organizativa do Serviço de Gastrenterologia da Unidade Local de Saúde de Santo António, vai decorrer no 25 de outubro de 2024. Irá, com certeza, ter a qualidade a que já nos habituou.
AIMS Meeting - Annual International (Bio) Medical Students Meeting – vai ocorrer de 16-19 Abril 2024. Mais informações em https://www.aimsmeeting.org

Chamamos a especial atenção dos cirurgiões para o EAGLE 2. É um estudo, de autoria colaborativa de coorte que avaliará o impacto de programa de formação on-line de anastomose segura, da European Society of Coloprcotology (ESCP), nos outcomes dos doentes submetidos a hemicolectomia direita / ressecção ileocólica. A ESCP está muito interessada em incluir membros da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia neste estudo e convida-os a inscrever-se para participar em https://redcap.link/EAGLE2 . Para mais informações, por favor contactar [email protected]  
            Ainda faltam uns meses, mas vale a pena começar a pensar no congresso da Sociedade Europeia de Coloproctologia (ESCP) vai na sua 19ª edição e este ano será na Grécia, entre 25 e 27 de setembro, em Thessaloniki
Esperámos ser úteis, com os votos de uma Boa Páscoa