Caros colegas, neste mês de Janeiro a Nossa Sociedade ficou mais pobre.
É com tristeza que manifestamos o nosso profundo pesar pelo falecimento do Sr. Professor Doutor Henrique Bicha Castelo, eminente figura da nossa Sociedade. Além de uma carreira brilhante como cirurgião, desempenhou um papel importante na formação médica como professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde se destacou na educação de várias gerações de médicos e cirurgiões.
Desde sempre com a Sociedade Portuguesa de Coloproctologia, era o sócio nº 5 e desempenhou as funções de Presidente. Contribuiu de forma decisiva para o seu desenvolvimento e o seu legado continua a influenciar a prática médica e cirúrgica em Portugal.
À família e amigos mais próximos endereçamos as mais sentidas condolências. Neste número vamos trazer ao vosso conhecimento dois artigos interessantes e que, estamos convictos, interessam a cirurgiões e gastroenterologistas:
Minimally Invasive Surgery for Inflammatory Bowel Disease: A Systematic Review and Meta-Analysis of Robotic Versus Laparoscopic Surgical Techniques Shafquat Zaman et al, Journal of Crohn's and Colitis, 2024, 18, 1342–1355 https://doi.org/10.1093/ecco-jcc/jjae037
A Dra Ana Cristina Silva fez o favor de realizar alguns comentários que nos alertam para a pertinência da publicação:
Urge fecal incontinence: are intramural rectal injections of botulinum toxin a long-term treatment option? Onana Ndong Philippe et al, Tech Coloproctol 29, 22 (2025). https://doi.org/10.1007/s10151-024-03050-x
Este artigo, de particular interesse para aqueles que têm difícil tarefa de tratar doentes com este problema, mereceu a atenção e o comentário do nosso colega Tiago Pereira Guedes:
O caso clínico deste mês foi-nos enviado pelo Dr. José Azevedo, tem com título “Abordagem Watch-and-Wait em cancro do recto no doente com resposta clínica completa após tratamento neoadjuvante”. Vale a pena ler.
Os trabalhos e respetivos comentários podem ser consultados no nosso site
Da atividade científica dos próximos meses destacamos os seguintes eventos:
Com a qualidade habitual e mais dirigido á comunidade cirúrgica, a Fundação Champalimaud vai realizar mais uma reunião nos dias 20 e 21 de fevereiro
Nesta reunião serão discutidos os recentes avanços no tratamento do cancro do reto, com ênfase especial na abordagem “direto para a cirurgia” – identificando os doentes que podem evitar com segurança a terapia neoadjuvante sem comprometer os resultados oncológicos. Serão também abordadas as técnicas minimamente invasivas e o seu impacto na qualidade de vida dos doentes, mesmo em casos complexos, como as disseções do compartimento lateral no cancro do reto e a linfadenectomia D3 no cancro do cólon.
A primeira Reunião Regional do ano 2025 vai realizar-se no Sul, no Museu de Portimão em 29 de Março 2025. Os temas escolhidos são o Diagnóstico, Referenciação e Tratamento precoces Coloproctologia - um Desafio Multidisciplinar.
Seguramente vai ser do interesse de todos, gastroenterologistas e cirurgiões. O programa completo pode ser consultado no site da SPCP.
Ainda em março, chamo a vossa atenção para um evento conjunto entre a Associação Espanhola de Coloproctologia e a Sociedade Portuguesa de Coloproctologia. Trata-se de um Webinar que irá ocorrer em 12/3/2025 entre as 18.00 e as 19,30 h.
Será uma reunião monotemática, totalmente dedicada á colite ulcerosa e serão debatidos temas como o diagnóstico e tratamento médico, o interesse do diagnostico precoce, opções farmacológicas, indicações para tratamento cirúrgico bem como revisão dos diferentes tipos de cirurgia, cuidados pós-operatórios e complicações pós cirúrgicas e ainda perspetivas futuras em cirurgia da colite ulcerosa, tratamentos biológicos em combinação com cirurgia e terapias futuras. Pretende-se que seja o primeiro de vários. Será com certeza uma reunião interessante para gastroenterologistas e cirurgiões.
Com particular interesse para os gastroenterologistas, vai ter lugar no Centro de Convenções Internacional de Barcelona de 3 – 5 de Abril de 2025 o ESGE Days | European Society of Gastrointestinal Endoscopy. Todas as informações podem ser encontradas em https://esgedays.org
Esperamos que estas informações sejam úteis Renovamos os votos de um Bom Ano