Caros colegas, começamos por apresentar dois recentes artigos e os respetivos comentários que estão disponíveis no site da SPCP: o primeiro intitulado “Prophylatic versus endoscopy-driven treatment of Crohn´s postoperative recurrence: a retrospective, multicentric, european study [PORCSE Study]”, publicado no Journal of Crohn´s and Colitis, que avalia a dicotomia do tratamento profilático com biológico ou imunomodelador em todos os doentes operados por doença de Crohn versus apenas nos doentes com pelo menos um fator de risco de recorrência; o segundo artigo, publicado pela European Society for Medical Oncology, denominado “Post-operative C-reactive protein as a strong independent predictor of long-term colorectal cancer outcomes: consistent findings from two large patient cohorts”, que mostra que a PCR sérica determinada um mês ou mais após a cirurgia poderá ser útil na orientação das decisões de tratamento e vigilância nos doentes com cancro colo-rectal, sobretudo em indivíduos mais jovens.
Temos também o gosto de apresentar um caso clínico oriundo da Unidade Local de Saúde de Santo António, intitulado “Not everything is always as it seems” que visa alertar para um local raro de metastização do cancro da mama – o tubo digestivo, e que também está disponível no site da Sociedade.
Num mês em que as novidades são parcas relembramos, apenas, informações que consideramos de interesse aos nossos sócios.
Próximos eventos
Está para breve a Reunião Regional do Norte, a decorrer no Hotel Guimarães a 28 de setembro, subordinada ao tema “Minimizar o Erro em Coloproctologia”, sendo ainda possível a inscrição, e com o programa abaixo exposto.
Chamamos à atenção para o II Curso Gestión de la actividad asistencial para Unidades Colorrectales, organizado pela Sociedade Espanhola de Coloproctologia, em Girona, agendado para os dias 17 e 18 de outubro, com o programa disponível em AECP - Cursos de la AECP (aecp-es.org).
A não esquecer o XXXIII Congresso Nacional de Coloproctologia, intitulado “Inovação em Coloproctologia – O Futuro Hoje”, programado para 21 e 22 de novembro em Peniche. As ligações para inscrição e submissão de trabalhos estão disponíveis em Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (spcoloprocto.org).
Realçamos, também, o 5º Curso Teórico-Prático de Ecografia e Ecoendoscopia Anorretal, a decorrer no dia 25 de outubro, organizado pelo GRUPUGE e pelo Serviço de Gastrenterologia do Hospital Santo António.
O curso hands-on denominado “Colonoscopy, polypectomy and EMR course: from basics to advanced techniques”, está agendado para o dia 8 de novembro, no Porto, e para mais informações poderá consultar-se o link www.liveendoscopy.net.