SÓCIOS
Reunião Regional do Sul - Programa

Download do Programa:


O programa da nossa reunião apresenta um painel de intervenientes variado.

Todas as mesas contarão com um doente e com médicos de três especialidades: Medicina Geral e Familiar, Gastrenterologia e Cirurgia Geral.

Cada uma das mesas ficará completa com um colega de outra área de especialização.

A Tânia nasceu com uma malformação congénita ano-rectal (ânus imperfurado), tendo sido operada recém-nascida e mais tarde em criança. No total foi submetida a cinco intervenções cirúrgicas e viveu toda a sua infância, adolescência e início da idade adulta com uma obstipação severa incapacitante, concomitante a episódios frequentes de incontinência.

À mesa da Tânia, o Dr. João Manuel Henriques irá contribuir com a perspectiva da Cirurgia Pediátrica. Teremos a oportunidade de abordar os problemas da obstipação na idade pediátrica e os desafios no acompanhamento destes doentes na transição para a idade adulta.

A Joana O., a Joana P. e a Rafaela tiveram a sua vida devastada pela condição que mais afecta a dignidade de um ser humano: a incontinência anal.

Juntaram-se e criaram uma Associação de Doentes: a Associação Portuguesa de Disfunção Pélvica e Incontinência.

À sua mesa, onde a Dra. Isabel Pereira irá contribuir com a perspectiva da Medicina Física e de Reabilitação, teremos a oportunidade de entender o enquadramento das Associações de Doentes no apoio e possibilidade de partilha de experiências, difusão de informação ao público e cooperação com a classe médica, bem como a sua capacidade de representar os interesses dos doentes junto aos agentes políticos.

Carolynne Vaizey irá juntar-se à mesa e no final iremos compreender que a incontinência anal é um problema real, mais frequente do que se julga, e que tem tratamento.

A Maria foi diagnosticada com um cancro do cólon aos 27 anos. Foi operada, fez quimioterapia, viveu temporariamente com uma ileostomia, venceu a luta e ficou curada, livre de doença.

À mesa da Maria, a Drª Isabel Guerreiro irá contribuir com a perspectiva da Oncologia e a Drª Isabel Galriça Neto irá recordar aqueles que não tiveram hipótese de cura e oferecer-nos a perspectiva dos Cuidados Paliativos.

O Paulo teve uma colite ulcerosa severa, sem resposta à corticoterapia e terapêutica biológica, tendo sido operado de urgência (colectomia sub-total) por megacólon tóxico. Hoje vive com uma ileostomia.

À mesa do Paulo, cientes que nós somos aquilo que comemos, a Drª Sónia Velho irá contribuir com a perspectiva da Nutrição Clínica.

Esperamos que este programa seja do vosso interesse e contamos com a vossa presença, na manhã de 24 de Fevereiro no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca.